Image Map
Image Map

Cronograma Capilar - O que é, Como fazer, etc!

Hello Girls!!! Finalmente eu vim falar de um assunto que está pendente há muito tempo aqui no blog! É o cronograma capilar!
Já fazia um tempo que eu vinha indagando e testando o cronograma capilar, e ao longo dessa pesquisa eu vi em muitos blogs e vídeos várias pessoas que testaram o CC e obtiveram resultados excelentes atribuindo um cuidado mais aperfeiçoado nas madeixas!!
Mas, o que é, como funciona, como fazer o CC e com quais produtos, é o que vou resumir pra vocês neste post!

Let’s Go!

O que é o Cronograma Capilar:

O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda para os cabelos, onde você vai atribuir a cada etapa uma função para suprir as necessidades dos seus fios. São elas: Hidratação >> Nutrição >> Reconstrução.

Como Funciona o CC:

Muito simples! Você vai pré-estabelecer uma rotina para seus cabelos, estabelecendo as fases que vão suprindo as necessidades dos fios, que combinadas vão manter seus cabelos mais saciados, e consequentemente ficaram mais saudáveis e bonitos!
Não há mistérios! Há quem pense que tudo isso é uma bobagem. Mas gente é só seguir a linha de raciocínio... Um cabelo com cuidados apropriados as suas necessidades, vão ficar mais saudáveis! Posteriormente vão ter um crescimento mais sadio! A garantia não é de crescimento acelerado, mas sim, crescimento sadio! Pois os fios estarão com condições melhores para se desenvolver bem, com menos risco de quebra, queda, danificações, etc...

Vamos ver a importância de cada etapa:

Hidratação: Tem a função de repor água nos fios, manter a umidade normal, adequada para os fios.


 Nutrição: É o alimento dos cabelos, repõem os lipídeos aos fios e mantém uma oleosidade saudável nos cabelos.


 Reconstrução: Repões as proteínas dos fios.


Como montar o seu Cronograma Capilar:

É imprescindível fazer testes com seu cabelo. Quando eu ouvi falar do cronograma capilar de maneira mais aprofundada, foi assistindo a Duda do blog Pretty Poison! #Diva! Ela explica tudo muito direitinho, além disso, mostrou fotos das madeixas no decorrer do CC, e me interessei bastante! Até tentei seguir o cronograma oficial do blog dela. Mas, como ela mesma falou um cronograma capilar é algo muito, muitíssimo pessoal! Meus cabelos não se adaptaram bem, então fui testando de outras maneiras e finalmente encontrei um que se adaptou certinho a carência dos meus cabelos!
Por isso que vale ressaltar que cada cabelo é um cabelo, e não é simplesmente pegar um cronograma e seguir. Pois em um cabelo pode reagir muito bem e em outro não... Claro que pode sim coincidir de você usar o cronograma de outra pessoa e ser perfeito para seu cabelo, mas, é preciso ficar averiguando a reação dos seus fios por um tempo.
Os testes também são muito importantes para você reparar qual a maior necessidade dos seus fios... Se eles precisam mais de hidratação, ou se estão mais carentes de nutrição...

Como saber qual a maior necessidade dos seus fios?

Já citei a utilidade de cada etapa do cronograma capilar. Agora vamos ver os sintomas dos cabelos para saber qual o foco do seu CC!

Cabelos ressecados e sem brilho = Hidratação!


 Com muito frizz e sem balanço = Nutrição!


 Cabelos porosos, finos, quebradiços = Reconstrução!


Defina quantos dias da semana vai lavar os cabelos!

Eu tenho o cabelo misto, oleoso na raiz e seco nas pontas. Meus cabelos ficam mais bonitos (e saudáveis) quando lavo três vezes na semana! Por isso defini três dias da semana para lavar as madeixas. Essa escolha é muito importante, vai influenciar em sua rotina, e para cada tipo de cabelo há uma necessidade... Isso também influencia na criação do CC onde você vai criar as fases de cada ciclo.

As fases e os ciclos do CC:

Cada ciclo é um mês de cronograma capilar. E é formado pelas fases. Cada fase é uma semana do mês. E em cada fase você vai definir as etapas (hidratação >> nutrição>> reconstrução). Dependendo de quantas vezes você opte por lavar os cabelos por semana, você terá mais ou menos etapas por fase. Por exemplo, eu lavo três vezes por semana os cabelos, vou ter três etapas por fase. Se alguém lavar duas vezes por semana, terá duas etapas por fase...
Mas calma, porque isso não quer dizer que tem um jeito certo ou errado! Cada um deve montar o cronograma de acordo com as necessidades do seu tipo de cabelo!
Porém, pelo que pesquisei e até por opiniões de profissionais que encontrei na internet o recomendável é lavar os cabelos no mínimo duas vezes por semana. Tanto pelo fato de que os fios muito tempo sem lavar ficam com o couro cabeludo mais obstruído podendo causar caspa, seborreia, etc, como também os fios ficam mais carentes de nutrientes e hidratação para estarem saudáveis.
Então, observando as necessidades dos seus cabelos você vai montar as fases do seu ciclo, lembrando-se de duas regrinhas que eu acho ótimas!
Primeiro: não fazer uma reconstrução sem antes ter feito uma hidratação e segundo: fazer as reconstruções em fases alternadas. Ou seja, semana sim, e, semana não. Reconstrução em excesso pode causar danos.
Para cabelos que já estão em uma boa situação, bem saudáveis, pode fazer até uma vez só no mês!


Meu Cronograma Capilar!

Então girls! Eu montei o meu cronograma capilar, de acordo com as necessidades dos meus cabelos! Primeiro eu fiz testes, fiz tudo isso que falei aí acima, e montei minha tabela!
Eu tentei de algumas maneiras, mas, hora os cabelos continuavam carentes de hidratação, hora estavam carentes de nutrição... E ao mesmo tempo eu queria manter duas reconstruções por mês (por ciclo), pois meus cabelos estão precisando muito de recuperação... Então, montei meu CC balanceado: cinco hidratações, cinco nutrições e duas reconstruções.
Eu estou amando, porque meu cabelo não chega a ficar com deficiência hídrica nos fios e não ficam com aquela opacidade típica de cabelos desnutridos!
Vamos ao meu cronograma!


Bem, é isso gente! São quatro fases, formadas por três etapas cada! Estou me dando muito bem e pretendo continuar seguindo este cronograma até sentir meus cabelos bem mais saudáveis!
Estou amando!!

12

12 comentários:

  1. Adorei o cronograma! Meu cabelo também é misto, por isso é legal ver o seu que já fico com uma base para saber se vai funcionar!
    http://efeitotranslucido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, que legal! Espero que sirva e que você goste!!!
      Beijoksss

      Excluir
  2. Anônimo2/03/2015

    Huhu, que show! Todo mundo tá fazendo! Quero fazer tb!!!

    ResponderExcluir
  3. Raquel2/03/2015

    Já testei diversos cronograma mas não me dei bem com nenhum! Realmente o seu é bem balanceado, vou testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, pois é, comigo tb foi assim! Me dei muito bem com esse cronograma!
      Beijoksss

      Excluir
  4. Anônimo2/03/2015

    Muito bem elaborado seu cronograma! Eu estava usando um que eu mesma montei, mas cansei pq meu cabelo estava ficando oleoso com os óleos que estava passando na nutrição. Vou trocar por máscaras nutritivas agora! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também usei mais máscaras nutritivas do que usando óleos fazendo umectação! Gostei mais!
      Beijoks

      Excluir
  5. Ótimo post Jamile. Pelo que vejo das meninas parece dar super resultado. Queria fazer algum tipo de "cronograma" de limpeza pra cabelos oleosos e tal será que existe? tenho visto bastante sobre esfoliante capilar também, mas confesso que tenho receio de usar bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Aline! Dá resultados mesmo! Eu amo o cronograma capilar! Faz sim que você vai gostar!!! Minha dica para cabelos oleosos é lavar os cabelos com shampoo anti resíduos de 15 em 15 dias, independente do cronograma. Nunca experimentei esfoliantes capilares, mas já ouvi falar muito bem também! Uma dica é adicionar açúcar ao shampoo e massagear o couro cabeludo suavemente! Beijoksss linda!!!

      Excluir
  6. Gabriela3/17/2015

    Estou fazendo seu cronograma! rs Estou amando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Que bom! Espero que goste e que dê ótimos resultados!!!
      Beijokssss

      Excluir

Deixe seu comentário!

© Querida Senhorita By: Jamile Barbosa. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jamile Barbosa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo